24ª Festa da Colônia inicia com a valorização do interior

Evento segue até dia 18 no ExpoGramado

Foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira, dia 30, a 24ª edição da Festa da Colônia de Gramado junto a ExpoGramado. Os pronunciamentos das autoridades eram todos dirigidos à valorização do homem e mulher do interior. Na abertura, o Presidente da Gramadotur, João Pedro Till, destacou a participação efetiva do colono na Festa. “Vocês são a razão principal deste evento”, disse João Pedro. Para o Presidente da Autarquia, a Gramadotur aceitou o desafio de realizar os eventos, “nossos passos são curtos, mas são firmes”, disse. João Pedro destacou ainda as melhorias feitas no evento. “Tudo dentro das normas de segurança atestadas pelos bombeiros”, frisou Till. João Pedro finalizou seu pronunciamento falando do complexo da Festa da Colônia. “Temos a obrigação de darmos vida a este complexo o ano todo”, concluiu.

Frio e a chuva marcaram a abertura do evento na quarta-feira (30)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Jaime Schaumloffel (PP) falou da importância do nosso agricultor, valorizado por fazer parte do turismo de Gramado. Já o Prefeito de Gramado Nestor Tissot (PP) fez um retrospecto da festa em seus 24 anos. “Observamos um crescimento ma cada ano, pois era um sonho que virou projeto e hoje é uma realidade, o interior merece participar da riqueza que o nosso turismo oferece”, disse o Prefeito. Nestor disse ainda que fica emocionado quando chega ao local da Festa da Colônia. O Prefeito citou ainda a criação de dois novos roteiros de Agroturismo, “permitindo com isto mais atividades para as nossas famílias do interior”, concluiu.

Durante a Solenidade de Abertura a organização da Festa da Colônia fez uma homenagem para o Sr. Antônio Fávero da Emater pelo seu trabalho com o homem do interior. Fávero participou desde a segunda edição da Festa. A entrega de uma placa foi o reconhecimento pelo trabalho feito com o interior de Gramado.

A Rainha Aline Beatriz Marcon fez a abertura oficial declarando aberta a 24ª edição da Festa da Colônia de Gramado. Na seqüência aconteceu a apresentação da Orquestra de Gramado.

Neste sábado tem espetáculo “Origens”

Um dos pontos altos da Festa da Colônia é o Espetáculo Origens, que reverencia a história dos primeiros colonizadores de Gramado, mostrando as dificuldades encontradas numa nova terra e a união de forças das etnias que venceram obstáculos conquistando e construindo uma nova geração.

Segundo a diretora do espetáculo, Carla Reis, “o espetáculo Origens é atemporal mesclando a forma de vida dos antepassados e aspectos atuais da cidade trazendo com muito humor o cotidiano de colonos que fizeram parte da formação da cidade: a religiosidade, a colheita, as desavenças, os amores enfim, o dia a dia de uma suposta comunidade rural em que se reúnem alemães, italianos e portugueses”, destacou.

O “Origens” é uma mistura de teatro, música e dança, coreografias elaboradas a partir de danças folclóricas e um pouquinho do "sotaque" de cada povo. Em 2013, o espetáculo foi presenteado com a música original “Plantando Pensamentos” do músico e compositor Cirilo Barcellos, interpretada pela cantora e atriz Carol Thoen ao som de violão. Já neste ano o Origens contará com outras músicas originais fazendo uma homenagem à Linha Nova, onde nasceu a cidade de Gramado.

Outra novidade muito importante que já poderá ser usufruída pelo público é a arquibancada coberta construída no ExpoGramado, já planejada pela Gramadotur para oferecer mais comodidade aos expectadores.

O espetáculo “Origens” acontece neste sábado, dia 3, às 20h30min.
A 24ª Festa da Colônia vai estar aberta nos seguintes horários. De domingo à quinta feira, das 10 às 22 horas e na sexta e sábado vai funcionar das 10 às 23 horas.

Programação
Dia 02/05 – sexta-feira
12 h – Banda Saxônia.
12 h – Cozinha da Nonna.
13 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
14 h – Grupo de Danças Folclóricas Alemã Só Alegria – CAIC.
15 h – Banda Saxônia.
19 h – Bocha.
19 h – Lançamento dos novos roteiros de Agroturismo – Roteiro Criativo – Várzea Grande/Serra Grande e Caminho Linha Ávila.
19 h – Coral Italiano Linha Bella.
20h30min – Musical Monte Azul.
Dia 03/05 – sábado
9 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
10 h – Culto Ecumênico / Coral Nossa Senhora da Pompéia e Coral IECLB da Linha Araripe.
11 h – Orquestra de Gramado.
12 h – Banda Bom de Baile.
13 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
13h30min – Bocha / 3 Sette /Canastra.
13h30min - Coral Nossa Senhora da Pompéia.
14h30min – Grupo de Danças Folclóricas Alemã Só Alegria – CAIC.
15 h – Cozinha da Nonna.
15 h – Banda Bom de Baile.
15h30min – Grupo de Danças do CTG  Manotaço.
18 h – Banda Tannenwald.
20h30min – Espetáculo “Origens”.
21h15min – Banda Tannenwald.
Dia 04/05 – domingo
9 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
12 h – Banda Saxônia.
14 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
14h30min – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Miesbach.
15 h – Cozinha da Nonna.
15 h – Banda Saxônia.
16 h – Bocha / 3 Sette /Canastra.
18 h – Musical Monte Azul.
20h30min – Musical Monte Azul.

A 24ª Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur e acontece até o dia 18 de Maio na ExpoGramado.

Foto: Cleiton Thiele

.

.