Turismo e Educação qualificarão disciplina de Educação para Turismo

Parceria entre as secretarias ocorrerá em 2014
O encontro da Secretária de Educação Julita Andreis, acompanhada de sua equipe, com a Secretária de Turismo Rosa Helena Volk, teve como objetivo, traçar um Plano de Ação das secretarias para o ano letivo de 2014.  Em ação conjunta das Secretarias de Educação e de Turismo, será realizado um Plano de qualificação dos professores e do currículo na disciplina de Educação para o Turismo nas escolas municipais.
Estão sendo planejados diversos momentos de fomento da orientação educacional turística nas escolas de Gramado. A disciplina faz parte do currículo do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental e também é desenvolvida em todos os níveis, através de Projetos Especiais como: Educavídeo-Gramado, realizado nas escolas com apoio das Secretarias; “Ensina-me a ser o Chef”, em parceria com a Galeteria Nonno Mio; o Projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria no Hotel Bangalôs da Serra, que completou cinco anos, capacitando alunos da Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho, em turismo sustentável e o roteiro pelos pontos turísticos do centro da cidade, contando nossa história, realizado com os alunos dos 4ºs anos das Escolas Municipais, pela Empresa Vitóriatur.
 A atuação da Secretaria de Turismo se dará em três momentos, nos encontros de capacitação com os professores, através de palestras que um turismólogo fará aos alunos e no desenvolvimento de projetos especiais”, afirma a Secretária de Turismo Rosa Helena.
A Secretaria de Educação já disponibilizou as datas para os encontros de capacitação na sua programação com os professores no início do ano letivo, enquanto as palestras serão realizadas no final do primeiro semestre e começo do segundo.
 “A capacitação é uma necessidade e uma solicitação dos professores, em especial os dos 4ºs e 5ºs anos, para qualificar o ensino e a aprendizagem na área. Estamos apostando na parceria da Secretaria de Turismo, pois compartilhar da visão e orientação de profissionais da área, fortalece e traz segurança para a atuação do professor, bem como aproxima a escola da realidade turística do município, acompanhando seu desenvolvimento. O projeto também atende programa de governo proposto pela gestão municipal e com o apoio total do prefeito Nestor”, destaca a Secretária Julita Andreis.
por Ângelo Sanches

.

.