Novidades do 25º Festuris são apresentadas à imprensa da região

Internacionalização e repaginação do evento foram destacadas pelos diretores

O 25º Festival do Turismo de Gramado escolheu o Hotel Pousada Blumenberg, em Canela, para realizar o café da manhã com a imprensa, organizado pelo Departamento de Comunicação da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, realizadora do Festuris. Realizado na manhã desta quarta-feira (16), contou com a presença dos diretores da feira Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, do vice-prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, e do diretor do hotel, Ditmar Bellmann.

Na ocasião, foram apresentadas as novidades do evento à imprensa da Região das Hortênsias. A primeira delas é que o Festuris está repaginado e preparado para ser a melhor plataforma de negócios do setor na América Latina. O evento se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park (feira) e Centro de Convenções do Hotel Serrano (congresso). 

Com o tema “Turismo: A Vanguarda da Economia Sustentável”, Marta Rossi esclareceu que a proposta levantada pelo Festuris veio ao encontro do que o Hotel Blumenberg já vem trabalhando há alguns anos: a sustentabilidade. “Foi por sermos vanguardistas, há 25 anos, que o festival profissionalizou o turismo no Rio Grande do Sul”, observou a diretora.

Já Zorzanello lembrou o ingresso da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello na Organização Mundial do Turismo (OMT). “Isso nos dá força, abre portas e novos caminhos no Exterior. Agora conseguimos chegar a novos destinos e trazê-los para o Festival do Turismo com mais facilidade”, conclui.
Para o diretor Marcus Rossi, o aumento nos números do Festuris nunca foi a principal filosofia, e sim, colocar Gramado e região à frente, até mesmo, da empresa. “Quando apresentamos a região, suas belezas e sua cultura, as portas se abrem. Estudar as necessidades dos destinos também nos garantiu uma aproximação maior, e hoje são 65 países confirmados nessa 25ª edição”, apontou Marcus.

HOTEL
Com troféus, prêmios e certificados de importantes entidades do País, o Hotel Blumenberg é referência em gestão hoteleira sustentável. “Nossa preocupação com o tema surgiu a partir de 2006, com pequenas ações. Mas com isso repensamos nossos hábitos, entendendo o que é a sustentabilidade e todas as suas facetas. Foi quando começamos a ser reconhecidos e também a ser exemplo para os hoteleiros que buscam implementar o mesmo sistema”, explica o diretor do hotel, Ditmar Bellmann.
“O Festival do Turismo de Gramado é a grande oportunidade de apresentar, em três ou quatro dias, o que temos de melhor em nossa região. Podemos mostrar um Brasil desconhecido para muitas pessoas”, afirmou o vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi.

Confira as principais informações relacionadas ao evento:

TEMA CENTRAL: “TURISMO – A VANGUARDA DA ECONOMIA SUSTENTÁVEL”

Números
2.500 expositores
400 estandes              
20 mil m² de área
65 destinos internacionais representados
22 companhias aéreas
Estimativas
Até 15% de crescimento
14 mil visitantes
250 jornalistas

Novos destinos/expositores internacionais em destaque:
Arizona
Chicago
Curaçao
Las Vegas
Machali
Magalanes
México
Quênia
Tailândia
Turks and Caicos

Congresso: Tem o mesmo tema do Festuris, “Turismo – A Vanguarda da Economia Sustentável”.
Destaque para as palestras “Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico”, com Márcio Favilla, Diretor Executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da OMT; e “Vendas No Século XXI - Mudar ou Morrer”, com Dado Schneider, doutor em Comunicação.

Workshop: Destinos internacionais como África do Sul, Uruguai, Arizona, Barbados e Seychelles são alguns dos destaques que serão apresentados nas salas de workshop do evento.

Novidades:

NOVOS SALÕES – A segmentação é uma das marcas mais fortes do evento. Em 2013, estão sendo lançados os Salões de Sustentabilidade e Mice Abeoc Brasil (voltado a eventos corporativos).
RODADA DE NEGÓCIOS – As Rodadas de Negócios do Sebrae nesta edição têm enfoque no grande evento mundial que o Brasil receberá no próximo ano: a Copa do Mundo. Com o tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”, o objetivo é que destinos expositores apresentem seus atrativos aos profissionais presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. A presença de jornalistas é uma das inovações de 2013.
SALAS DE CAPACITAÇÃO – Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá três espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira.
MAMUTH – Sistema de acessibilidade em aeroportos, com conectores para acesso às aeronaves, o “Mamuth” será apresentado durante a feira. Este equipamento, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobrás, venceu a licitação para ser instalado nos aeroportos administrados pela Infraero. Medindo 7 metros de altura e 14 metros de comprimento, será o meio de acesso à Sala de Imprensa do Serra Park.
“PENSAR SUSTENTÁVEL” – Uma série de ações e orientações estão sendo preparadas para que expositores e visitantes adotem práticas sustentáveis.
MOBILIDADE NA FEIRA – A organização do evento criou uma nova dinâmica para otimizar o fluxo dos 14 mil visitantes aguardados nos dois dias de feira. A partir desta edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em pontos distintos.
NOITE DE ABERTURA – Após a tradicional solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais, os convidados do evento serão recebidos na Sociedade Recreio Gramadense pelo Governo do Rio Grande do Sul, que promoverá a “Festa das Festas”, a partir das 22 horas.
OMT – A empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, promotora do evento, comemora em 2013 uma chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países.

.

.