28º Natal Luz terá novidades e investimentos chegam a R$ 4 milhões

Expectativa da Prefeitura é que ocorra um acréscimo de 30% no número de visitantes em 2013.

Um uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta feira (16) no Hotel Serra Azul em Gramado foi apresentada as novidades da 28ª edição do Natal Luz. Estavam presentes o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o Presidente da Gramadotur, Rogério Poloni, o Diretor Artístico do evento, Luciano Alabarse, os diretores dos quatro grandes espetáculos natalinos e o vice-prefeito Luia Barbacovi.
Poloni confirmou que os investimentos no evento chegam na ordem de R$ 4 milhões. “Estamos cuidando muito das questões de engenharia, segurança e principalmente na revitalização de todos os espetáculos”, disse o Presidente da Gramadotur. 



Estão trabalhando no evento cerca de duas mil pessoas o que mostra a grandiosidade do maior espetáculo natalino do Brasil. De um total de 360 mil ingressos colocados à venda cerca de, aproximadamente, 90 mil ingressos já foram vendidos, “isto está representando 38% de crescimento em relação a este mesmo período no ano passado”, destacou Rogério Poloni.
O Prefeito Nestor Tissot está eufórico com o evento e espera um acréscimo de 30% na rede hoteleira de Gramado e Região.
Rogério Poloni, presidente da GramadoTur
O Diretor Artístico do Natal Luz, Luciano Alabarse, confirmou a renovação dos espetáculos e o acréscimo em roteiro e visual que as atrações terão. “Os espetáculos estão renovados e o público irá se surpreender”, confirma Alabarse.
O Natal Luz ganha este ano uma nova grande atração. Trata-se do “Natalis”, que vai acontecer no Lago Joaquina Rita Bier. Com a direção de Sérgio Korsakoff o “Natalis” trará uma tecnologia inédita no Brasil que são projeções em telas gigantes chamadas de “water screen”, a mesma empregada em espetáculos da Disney, Universal Studios e no Sea World, nos Estados Unidos. A projeção das imagens chega a 200 metros quadrados com uma qualidade impressionante garante o Diretor. “O “Natalis” irá reunir efeitos sonoros e luminosos com águas dançantes e fogos sincronizados, será um show 100% tecnológico”, explica Sérgio Korsakoff.
Rogério Poloni também fez questão de destacar a nova decoração do Natal Luz, totalmente revitalizada. “trouxemos um formato inovador de decoração para as via públicas de Gramado, também procuramos harmonizar este projeto com o nosso querido Projeto Pet de decoração natalina, tão tradicional e reconhecido pela sua inovação na época, a comunidade e os visitantes irão se surpreender”, destacou o dirigente da Gramadotur. A Milleluci, empresa que está conduzindo as instalações desta nova decoração tem larga experiência em projetos urbanos e de grandes empreendimentos pela Europa e Brasil.
Antecedendo o início oficial do Natal Luz, dia 1º de Novembro, acontecem neste mês de outubro os ensaios abertos onde serão apresentados os quatro grandes espetáculos. Neste ano cada ingresso deverá ser trocado por dois quilos de alimento. As trocas devem ser feitas antecipadamente em uma casinha montada na Rua Coberta no centro de Gramado. As datas dos ensaios abertos são estas:
Dia 25/Outubro (sexta) – 21h15min – Natalis – Lago Joaquina Rita Bier.
Dia 27/Outubro (domingo) – 21h30min – Fantástica Fábrica de Natal – Carriére.
Dia 29/Outubro (terça) – 21h30min – Grande Desfile de Natal – Av. das Hortênsias.
Dia 30/Outubro (quarta) – 21h30min – Nativitaten – Lago Joaquina Rita Bier.
Durante a coletiva de imprensa os diretores dos espetáculos contaram um pouco do que será apresentado no Natal Luz.
Natalis:
Um show inédito no Brasil que conta a história da celebração do nascimento de Jesus Cristo, através da voz cativante de Cid Moreira e gigantescas telas de água com dimensões de até 200 mts² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados. Natalis promete ser um espetáculo que levará você a uma viagem emocionante pela visão mitológica da criação do mundo, a anunciação ao Nascimento de Jesus, seus maiores feitos que transformaram a história da humanidade, e a magia do Natal que percorre todo o mundo.
Fantástica Fábrica de Natal:
Conta a história da menina Sofia que é encantada por histórias e com elas viaja para um mundo de imaginação e fantasia, sempre ao lado da sua velha boneca Nani. Mas Sofia não acredita no poder de sonhar, na possibilidade de que a fantasia possa estar no plano real e fazer parte do seu mundo. Em seu sonho, Sofia é levada por um anjo para a mágica Fábrica de Natal e lá percebe o poder do “acreditar”. Sofia percebe que a força de sua crença promove a mágica do Natal: bonecas ganham vida, soldadinhos dançam, trenzinhos correm, duendes andam de ponta cabeça – a magia acontece. Com a chegada do Papai Noel e suas renas a mágica se completa e ambos partem de trenó para encontrar as crianças do mundo! 
Grande Desfile de Natal
A Avenida das Hortênsias, em Gramado, é o palco do grandioso desfile de Natal que percorre 270 metros encantando o público com os símbolos e signos no cortejo da maior festa cristã. O desfile que se caracteriza pelo show de som, luz, arte, tecnologia e este ano ganha uma nova trilha musical. Mais de 370 integrantes entre atores, bailarinos, patinadores, acrobatas, crianças e a comunidade se reúnem em ensaios durante meses com o único objetivo: revelar e desvendar ao público a beleza e magia do Natal.
Nativitaten
Uma surpreendente ópera a céu aberto que integra os espetáculos do Natal Luz desde 2001. Cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do Natal. Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação.
Show de Acendimento e Show da Virada
O Natal Luz também terá novidades no show de “acendimento das luzes” que acontece diariamente. Este ano o espetáculo acontece em frente a Igreja Matriz São Pedro. Dirigido pela competente Neusa Martinotto o show também será totalmente renovado com novidades. O Presidente da Gramadotur, Rogério Poloini, também confirmou que estão sendo acertados os últimos detalhes para o “show da virada” que acontecerá no dia 31 de dezembro a meia-noite.
O 28º Natal Luz de Gramado acontece de 1º de Novembro de 2013 a 12 de Janeiro de 2014 e tem o patrocínio Máster do Bradesco e patrocínio da Stemac. O evento tem como co-patrocinadores a Liquigás, RGE e Benoit. Estão como apoiadores do 28º Natal Luz a Caracol Chocolates, Famastil, Pepsi e Miolo. Serão 20 diferentes atrações que somarão mais de 500 exibições em uma temporada de 73 dias. A realização do Natal Luz é da Gramadotur com promoção da Prefeitura de Gramado.
Crédito Fotos: Cleiton Thiele

.

.