Triagem para novos artesãos, em Gramado



A triagem para novos artesãos e acréscimo de técnicas, promovida pelo Programa Gaúcho do Artesanato, acontecerá no dia 25 de setembro, a partir das 10h30, no CMC - Centro de Cultura Arno Michaelsen, em Gramado. Os examinadores serão funcionários da FGTAS - Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e da Casa do Artesão que fazem parte do Programa Gaúcho de Artesanato.

O interessado deverá apresentar três peças prontas de cada matéria-prima e/ou técnica a ser cadastrada. Deverá também elaborar uma peça artesanal (teste habilidade) por matéria-prima e/ou técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases (iniciar e concluir), diante de funcionários da FGTAS, devidamente treinados para este fim.

Para acrescentar técnica será efetuado o mesmo procedimento, menos a documentação, que será substituída pela carteira de artesão já existente. Para os artesãos que tiverem dificuldade de apresentar seu trabalho, em razão de espaço ou ausência dos equipamentos necessários, os mesmos deverão comparecer no local com a documentação, onde será agendada uma visita ao atelier. Mais informações através do telefone 3286-9532. 

Carteira de Artesão

A Carteira de Artesão é um direito do profissional do artesanato. Ela possibilita a isenção do ICMS, emissão de nota Fiscal, a contribuição para a Previdência Social e identidade profissional.

.

.