Museu do Charque terá exposição itinerante

Parque do Gaúcho e Museu do Charque assinaram convênio no sábado

José Antônio Mazza Leite e Marcos Gomes assinam o convênio.
Com a assinatura do convênio entre Parque Gaúcho de Gramado e Museu do Charque de Pelotas, o acervo do museu volta a ter exposições itinerantes. O objetivo é levar a Exposição Charqueadas para diferentes cidades do Rio Grande do Sul, além de Argentina e Uruguai. Em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico, o convênio de cooperação cultural foi assinado no sábado, 17, em Gramado.

Com o convênio inédito, parque e museu promovem o resgate de um dos principais períodos da cultura gaúcha, o Ciclo do Charque, e assumem o compromisso pelo desenvolvimento conjunto de atividades de cunho educativo e cultural, promovendo, difundindo e divulgando a história do charque. 



Segundo Marcos Gomes, diretor do Parque Gaúcho, o empreendimento prima por ações de cunho cultural. “Buscamos sempre relacionar a cultura gaúcha com o turismo. Queremos democratizar a nossa cultura. O acervo do museu só vai permanecer em Gramado quando não estiver em outras cidades do Brasil e também do exterior”, afirma Gomes.

Para o presidente do Museu do Charque, José Antônio Mazza Leite, a curadoria do Parque Gaúcho garante continuidade ao trabalho de resgate e preservação histórica iniciado há 20 anos em Pelotas. “Gramado é um exemplo de empreendedorismo turístico e a união com o Parque Gaúcho é um verdadeiro milagre. É importante que as pessoas conheçam a história. Quem sabe de onde veio, pode projetar o futuro”, diz.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Exposição será itinerante e está exposta no Parque do Gaúcho
Na Exposição Charqueadas, Parque Gaúcho e Museu do Charque reúnem acervo e apresentam um espaço onde é contada a história da atividade das charqueadas. Na mostra, estão em exposição  painéis ilustrativos e informativos, uma maquete, peças originais e recriações como: um galpão de salga,  varais de charque,  graxeira e tudo que está relacionado ao método de produção de uma charqueada.

Fotos Divulgação Parque Gaúcho/Halder Ramos

.

.