Maria Helena Sartori discute, em Gramado, ampliação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira.
 
Procurada por lideranças de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e Nova Roma do Sul, que solicitaram sua inclusão na Região Metropolitana da Serra Gaúcha, cuja criação foi recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa, através de projeto de lei de autoria do deputado Vinícius Ribeiro (PDT), a deputada Maria Helena Sartori, Líder da Bancada do PMDB na AL, reuniu-se com representantes dos três primeiros, para discutir os procedimentos para atender ao pedido. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Gramado.
 
Na reunião a deputada ressaltou as vantagens que os municípios adquirem quando ingressam em uma Região Metropolitana. Como benefícios que podem ser adquirido a curto prazo, ela citou, entre eles: 
 
- A redução dos custos de ligações telefônicas, que passarão a ser tarifadas como ligação local;
- A ampliação dos valores do seguro-desemprego;
- Diferenciação dos tetos de financiamento dos imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, que passaram recentemente para R$ 170 mil nas Regiões Metropolitanas, enquanto nas demais capitais é de R$ 150 mil.
 
 
Programas federais
 
 
Entre as vantagens futuras para os municípios está a facilidade para aquisição de empréstimos com os governos, tarifas integradas de transporte intermunicipal, centralização de coleta seletiva de lixo urbano, além da possibilidade de utilização de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. Maria Helena reforço que "está comprovado que regiões que optaram por este caminho, obtiveram melhorias no transporte coletivo, no acesso à educação e a geração de emprego, além de acesso a políticas públicas unificadas".
 
Ela citou que o governo federal desenvolve uma série de políticas públicas para as regiões metropolitanas. Uma delas é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Trata-se do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP). O público beneficiado é formado por pessoas em situação de insegurança alimentar e agricultores familiares sem crédito agrícola.
 
Entre os benefícios específicos para a região, ela citou o fato de que a criação da Região Metropolitana vai tornar possível a agilização do processo de implantação do Aeroporto Regional de Vila Oliva, bem como do Trem Regional da Serra.
 
Maria Helena informou, por fim, que a proposta para inclusão dos quatro municípios será apresentada por ela logo após a sanção, pelo governador Tarso Genro, do projeto que criou a Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Com essa aprovação, a Região Metropolitana passará dos 13 municípios previstos inicialmente, para 17.
 
Participaram da reunião, os vereadores Gilmar Santos e Roberto Grilke, de Canela; Evandro Moschem e Altemir Teixeixa, de Gramado; o Secretário de Agricultura e Meio-Ambiente de Nova Petrópolis, Bruno Seger, entre outras lideranças, como o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori.

Foto: Gian Zucchetti

.

.