Brigada Militar, Prefeitura e Taxistas se reúnem para debater a fiscalização e o transporte clandestino da cidade

O encontro ocorreu nesta quinta-feira na sede do 1º BPAT

Na tarde de quinta-feira (22/08), a Brigada Militar realizou uma reunião com representantes da associação dos taxistas de Gramado e da prefeitura municipal. A iniciativa foi da própria BM, que busca auxiliar no trabalho dos taxistas, principalmente na questão do transporte irregular, que motivou inclusive uma manifestação da categoria na última terça feira.
O encontro reunião o Capitão Pedro Alexander Beron da Cunha, que responde pelo comando da BM de Gramado, o vereador Ivanes Garcia da Rosa, o Secretário municipal de planejamento de Gramado Paulo Roberto da Silva, o diretor de trânsito Reinaldo Souza, a presidente da associação de taxistas autônomos de Gramado Glaci Regina Arnold e o tesoureiro da associação Paulo Cesar Machado.
O Capitão Beron reiterou o motivo da iniciativa, frisando que serão traçadas metas de fiscalização em conjunto com o departamento de trânsito municipal de Gramado. Na questão da concorrência desleal de transporte clandestino, ele pediu que os próprios taxistas denunciem a prática ilegal para que a Brigada Militar apure os fatos. O capitão também alertou sobre as questões de trânsito que muitas vezes não são respeitadas pelos condutores de táxi, como o excesso de velocidade, os desembarques em fila dupla, e a falta de respeito nas faixas de pedestres, entre outras.
A presidente da associação de taxistas autônomos de Gramado, Glaci Regina Arnold, disse que a categoria concorda com mais fiscalização, até para punir aqueles que não fazem um bom trabalho. Ela também destacou a importância desse trabalho em conjunto, entre os táxis, a prefeitura e a BM.
Paulo Cesar Machado, tesoureiro da associação, ratificou a importância da parceria, inclusive com punição para os condutores mais abusados que prejudicam a categoria. “Os próprios taxistas gostariam de ser mais abordados sim. Isso vai melhorar no todo”.
O vereador Ivanes Garcia da Rosa destacou a importância de se mexer na lei que regula os táxis de Gramado, principalmente para coibir a presença de condutores clandestinos. Assim como regular os serviços de transportes realizados por restaurantes e hotéis que realizam trabalhos de fretamento.
Reinaldo Souza, diretor de trânsito, disse da importância de se trabalhar em conjunto, sempre pensando no melhor de todos. Ele ainda destacou que serão feitas as alterações na lei.
 Secretário de Planejamento Paulo Roberto da Silva também falou da importância da regulamentação inclusive dos veículos que realizam serviço de passeio. “É preciso analisar como será realizada a mudança e a regulamentação da lei. A partir disso punir com mais rigidez, recolhendo o veículo e cassando o alvará dos infratores”.
Capitão Beron finalizou a reunião informando que ainda este mês será realizada uma operação em conjunto para fiscalização de documentação dos próprios taxistas, assim como de possíveis transportes clandestinos.

Crédito: Angelo De Zorzi, Comunicação Social do 1º BPAT

.

.