Brigada Militar e Comitê Executivo da Copa de 2014 debatem as condições de segurança da região para o evento mundial


Reunião ocorreu na quinta-feira, na ExpoGramado

Na tarde de quinta-feira (15/08), o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) organizou, na Expogramado, uma reunião do Comitê Executivo da Copa do Mundo de 2014 com representantes dos órgãos de segurança pública e da prefeitura de Gramado. O objetivo do evento foi analisar as condições de segurança da região para o possível recebimento de uma seleção de futebol no município.

Estiveram presentes no encontro o Coordenador da Câmara Temática de Segurança do Comitê Gestor RS da Copa 2014, Coronel Kléber Senisse, Comandante do 1º BPAT - Tenente Coronel Marcelo Dornelles dos Santos, Vice prefeito de Gramado - Luis Antonio Barbacovi, Presidente da Câmara de Vereadores de Gramado - Ilton Gomes, Delegado da Polícia Civil de Gramado - Gustavo Celiberto Barcellos, Comandante da Base Operacional do Batalhão de Aviação da BM de Caxias do Sul - Major Paulo Eduardo Dutra dos Santos, Comandante dos Bombeiros de Gramado - Capitão Maurício Ferro Correa, e o Sargento Ricardo Bassan do Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Gramado.  

O Tenente Coronel Marcelo, Comandante do 1º BPAT, apresentou dados da região e alguns questionamentos sobre o funcionamento da segurança pública para a provável vinda de uma seleção na região e as medidas necessárias para que isto ocorra. Ele ainda destacou a importância de discutir o assunto com antecedência, até porque é inevitável a presença de turistas na região durante o período dos jogos no Estado. 

O Vice prefeito de Gramado, Luis Antonio Barbacovi, entende que dificilmente a cidade será escolhida como subsede, mas que a prefeitura trabalha para trazer alguma seleção para realizar a pré-temporada de treinamentos aqui. “A prefeitura está realizando um trabalho de captação de seleções, onde uma comitiva visitará alguns países apresentando a cidade de Gramado, oferecendo como ponto forte a segurança, a infra-estrutura e a privacidade”. Ele também falou do fluxo de visitantes que com certeza a região deve receber e disse que o município quer estar preparado.

O Coordenador da Câmara Temática de Segurança do Comitê Gestor RS da Copa 2014 - Coronel Kléber Senisse, destacou que o país vive o momento Copa do Mundo e ressaltou a importância do tema: “O objetivo inicial era trazer o assunto e saber como Gramado está se preparando para o evento. Este é o pontapé inicial e que será um diferencial pois, com certeza, Gramado faz parte do projeto Copa do Mundo.”

Também falou da necessidade de se estruturar uma linha de comunicação com o comitê, através de um grupo que trate da segurança do evento, no sentido macro, onde seja previsto todos os agentes que fazem parte do social do município. O Coronel Kléber destacou ainda que, mesmo sem subsede ou centro de treinamento, a região receberá visitantes torcedores que percorrerão o Brasil todo. 

Ao final o Vice Prefeito de Gramado se propôs a agilizar a formação de uma comissão da região, criando um canal de comunicação com o comitê executivo da copa do mundo no Estado.

Crédito: Seção de Comunicação Social do 1º BPAT. 

.

.