BM de Gramado realiza reunião com bombeiros e SAMU

Encontro debateu como proceder em ocorrências de urgências e emergências

A Brigada Militar de Gramado realizou uma reunião na tarde de sexta-feira (16/08), em sua sede, com o Corpo de Bombeiros de Gramado e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A finalidade do encontro foi regular os atendimentos de urgência e emergência dos serviços de pronto atendimento, além de orientar a população de quando ligar para cada instituição, para uma resposta mais rápida e objetiva.
No encontro estiveram reunidos o comandante da BM Gramado – Capitão Emerson Ubirajara de Souza, o comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado – Capitão Maurício Ferro Correa e o coordenador da ACM Região das Hortênsias e responsável pelo SAMU Gramado -Jesus Mostaceros Neyra. 
O capitão Ubirajara, comandante da BM Gramado, deixou claro que a ideia do encontro era otimizar o tempo de atendimento em ocorrências e orientar tanto os Policiais Militares que muitas vezes são os primeiros a confrontarem com a situação, como a população que muitas vezes tem dúvidas na hora de telefonar e acaba ligando sempre para o 190. Ele lembrou ainda que o objetivo é salva, preservar vidas e utilizar da melhor maneira possível os meios que temos a disposição.
Primeiramente o coordenador do SAMU explicou que o número de emergência 192 é regulado por Porto Alegre que recebe a ligação, colhe os primeiros dados e só depois repassa para a base em Gramado, liberando ou não a ambulância, dependendo da gravidade do caso. Ele ainda alertou para a necessidade da pessoa que ligar se identificar e permanecer perto da vítima para que passe o maior número possível de informações sobre aquele paciente.
Como a chamada cai em Porto Alegre, local que recebe grande demanda de ligações de emergência, às vezes demora alguns minutos para a pessoa ser atendido. Jesus falou da importância de persistir na ligação: “A comunidade pode e deve ligar o 192, nossos técnicos são altamente qualificados e nossa ambulância é estruturada para o pronto atendimento ainda no local do acidente”.
Capitão Maurício, comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, disse que em via de regra, os Bombeiros deslocam para todas as chamadas que chegam através do 193. “Primeiramente o atendente colhe maiores informações para saber se há necessidade de algum apoio, seja do SAMU ou da ambulância da prefeitura, e tão logo a ambulância é deslocada.”
Tanto Capitão Maurício quanto Jesus
Mostaceros Neyra lembraram que a ambulância não realiza o trabalho de condução para consultas ou para o hospital. Os veículos são exclusivamente para atendimento de urgência e emergência. Ainda foi chamada a atenção que um deslocamento indevido pode deixar de socorrer alguém que realmente esteja precisando, sendo que dois ou três minutos podem fazer a diferença na hora de salvar uma vida.
  
Para quem devo ligar?
-Em todos os acidentes de trânsito com lesões corporais a Brigada Militar deve ser acionada. Se for dentro dos limites da cidade, deve-se ligar para a BM através do telefone 190. Se for em rodovias (RS115 e RS235) liga-se para o Grupo Rodoviário da BM através do 198. Nesses casos podem ser acionados tanto o SAMU - 192 quanto os Bombeiros - 193.
Quando devo ligar para o SAMU – 192?
-Dores no peito de aparecimento súbito,
-Situações de intoxicação ou envenenamento,
-Queimaduras graves,
-Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto,
-Queda acidental,
-Crises convulsivas (ataque, convulsão),
- Acidente de trânsito com atropelamento,
-Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas),
-Perda de consciência (desmaio),
-Sangramentos, hemorragias.

Quando devo ligar para os Bombeiros – 193?
-Incêndios,
-Tentativas de suicídio,
-Salvamentos aquáticos,
-Desabamentos,
-Deslizamentos de terra,
-Acidentes com pessoas presas nas ferragens,
-Choques elétricos,
-Fios energizados,
-Quedas acidentais,
-Vazamento de gás.

Crédito: Angelo De Zorzi

.

.