Travessia marca aniversário de Pelotas

Pelo segundo ano consecutivo travessia é realizada pelo Parque Gaúcho de Gramado

Pelotas teve um reencontro com seu passado na comemoração de 201 anos do município. O Parque Gaúcho de Gramado reeditou, na tarde deste domingo, 7, na Charqueada Boa Vista, a travessia da pelota sobre as águas do Arroio Pelotas. O evento foi o ponto alto da programação alusiva ao aniversário da Princesa do Sul.

Com roupas de época, a equipe do Parque Gaúcho utilizou a pelota construída em Gramado para fazer a travessia. Na encenação, foi representada toda a negociação para realizar o transporte.Depois de acertar o valor, o peloteiro entrou na água e, nadando, foi buscar os passageiros na outra margem do arroio. Em troca, o peloteiro recebeu como pagamento um fardo de erva-mate e trouxe uma índia e sua filha embarcadas na pelota de couro. 



Além da travessia, a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro apresentou fragmentos do espetáculo Rio de Sangue, que é baseado na história do negro no Rio Grande do Sul. Toda a travessia foi retratada em tela pela artista Nina Rosa Garcia de Medeiros.

Segundo Rodrigo Lobato Schlee, responsável técnico do Parque Gaúcho, o objetivo do projeto Travessia Cultural é resgatar a memória da região. Schlee explica que as pelotas de couro eram muito utilizadas para realizar a travessia do arroio, que foi batizado de Pelotas em função do frequente uso destas embarcações. Posteriormente, a cidade acabou recebendo o mesmo nome. “Grande parte da população não sabe a origem do nome da cidade”, afirma.

CONCURSO

O Parque Gaúcho promove, ainda, o Concurso Pelota Sustentável, que reunirá alunos das escolas do município em um desafio repleto de história e compromisso com o meio ambiente. Os alunos das escolas do município serão estimulados a construir uma pelota em tamanho natural com materiais recicláveis. Após avaliação de uma comissão julgadora, os cinco melhores trabalhos serão submetidos a votação popular em uma exposição na área central da cidade. O melhor projeto ganhará um prêmio especial. O resultado será divulgado em outubro.

O projeto Travessia Cultural é uma realização do Parque Gaúcho de Gramado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, SINDUSCON e UCPEL- Pelotas 13 Horas - 35 Anos

Crédito: Divulgação

.

.