Projeto Abrindo o Baú encanta estudantes na Festa da Colônia

O Projeto Abrindo o Baú que acontece na Festa da Colônia é uma parceria entre as Secretarias de Educação e da Cultura e busca levar para as crianças do 4º ano da rede municipal de ensino e escolas particulares um conhecimento sobre as raízes da cidade. Isso é feito através de uma entrevista com pessoas que moram na colônia e que conviveram e convivem com uma realidade completamente diferente da qual os alunos estão acostumados.

Alunos das escolas municipais aprendem a fazer as delícias gastronômicas da nonna
A primeira entrevistada do Abrindo o Baú da 23ª Festa da Colônia de Gramado foi Nilva Baretta, que encantou os alunos da Escola Cenecista com sua fala, na tarde se sexta-feira, 12. As crianças participaram ativamente da conversa, fizeram muitas perguntas e ficaram impressionadas com alguns relatos.

"Ao meu ver estas atividades são muito importantes para nossos alunos, pois apresentam realidades diferentes das quais eles estão habituados. Tanto o Abrindo o Baú quanto a Cozinha da Nonna enriquecem muito o conhecimento das crianças", destaca a Diretora da Escola Cenecista, Ângela Schmidt.

Os Projetos Abrindo o Baú e Cozinha da Nonna são realizados na já tradicional Escolinha Rural, que foi instalada dentro da estrutura da Festa da Colônia. "Nossa vontade é fazer com que os alunos participantes saiam da Escolinha aprendendo a valorizar ainda mais a sua origem, através de uma ação divertida e com muita didática", disse Denise Foss, Coordenadora do Programa Cultura na Escola, da Secretaria de Educação de Gramado.

A 23ª Festa da Colônia de Gramado segue até o dia 28 de abril no ExpoGramado.

.

.