Inicia ação comemorativa dos 100 anos de Gramado


Até o mês de novembro, mensalmente, a comunidade gramadense poderá enriquecer seus conhecimentos sobre a história do município. Aconteceu na noite desta terça-feira (02), a Sessão de Abertura dos Projetos Gramado 100 anos Antes e Depois e Colóquios Memoriais dos 100 anos, os quais retratarão o início da colonização de Gramado até os dias atuais, valorizando principalmente as famílias italianas, portuguesas e alemãs, que com muito esforço construíram a cidade. 


O prefeito Nestor Tissot, o presidente da Câmara de Vereadores Ilton Gomes, o presidente da Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Alexandre Bezzi, e o secretário da Cultura Nelson Bröering, estão a frente das atividades relativas à comemoração do centenário de batismo da cidade, que cronologicamente, ocorreu depois da fundação do 5º Distrito de Taquara, estabelecido na Linha Nova. 

A Secretaria da Cultura e a Visão juntaram-se na condição de uma instituição pública e outra privada, buscando caracterizar laço cultural que integre o Estado e a Empresa. Tal integração houve durante os 100 anos que passaram e, convictamente, acredita-se que assim será nos 100 anos que agora se iniciam.

Gramado cem anos antes e depois” será desenvolvido em oito painéis que se desenvolverão ao longo do ano, cada um com quatro relatores: dois voltados ao primeiro centenário e dois ao futuro. Ao total, serão 32 personalidades convidadas a compartilhar histórias junto aos participantes da atividade.

Os “Colóquios memoriais dos cem anos”, reuniões em grupos pequenos, testemunhas do passado até onde ele pode ainda ser alcançado. Serão abordados temas como “A Administração na Linha Nova, A sociedade Recreio Gramadense, A Casa do Major, a fundação do Hospital São Miguel, o declínio e o renascimento da malha hoteleira, entre outros.

Abrilhantaram a cerimônia de abertura o professor Romeo Ernesto Riegel, patrono da feira do livro de Gramado de 2013, que fez leitura de uma crônica por ele escrita para a ocasião, além de apresentação artística do violinista Allan John Lino, trombonista Bruno Roldo, e Coral São Luiz, sob regência de Alexandre Meneguzzo.

O próximo encontro acontecerá no dia 24 de abril, as 19h30, no Plenário Júlio Floriano Petersen, da Câmara de Vereadores de Gramado, quando será abordado o tema “Gramado, Comércio e Indústria”.

.

.