Gastronomia alemã e italiana é atração na Festa da Colônia de Gramado

Festa inicia hoje na ExpoGramado

Soberanas da Festa da Colônia 2013
A Festa da Colônia de Gramado em sua 23ª edição que inicia nesta quinta, dia 11 de Abril, na ExpoGramado apresenta novidades em sua programação. Uma das atrações sempre é a gastronomia típica italiana e alemã. Estas cozinhas estarão com cardápios especiais e apresentados em fogões típicos, o que garante uma qualidade ainda maior. 

Cardápio da Cozinha Alemã – Fogão da Oma:
Entrada: Sopa de massa e legumes com caldo de carne, pão caseiro, cuca de chocolate e bolinho de batata;
Saladas mista e conservas;
Carnes: Einsbein (joelho de porco), frango na cerveja, matambre recheado, carne de gado na panela, salsicha bock e lingüiça fervida;
Acompanhamentos: Arroz branco, batata cozida, chucrute, nhoque da Oma, massa caseira, aipim com farofa, molho de tomate, molho branco com queijo e moranga caramelada;
Sobremesa: Creme Bavária (maçã ao vinho com creme de baunilha), ambrosia e pêssego em calda.

Cardápio da Cozinha Italiana – Fogão da Nonna:
Entrada: Sopa de capeletti, queijo ralado e pão sovado;
Tábua de frios e salada mista e conservas;
Carnes: Costela de porco, frango a passarinho, galinha ao molho e carne de panela;
Acompanhamentos: Tortei, espaguete, macarrão, molho bolonhesa, molho de lingüiça, molho de queijo, polenta brustolada, polenta frita e lasanha;
Sobremesa: Sagu com creme, figo e pêssego.

Valores das Refeições

Adultos - R$ 20,00
Crianças de 0 a 5 anos - Isentas
Crianças de 6 a 10 anos - R$ 10,00   

Cozinha da Nona: receitas típicas que encantam estudantes

Produtos típicos coloniais podem ser encontrados no evento
O Projeto Cozinha da Nona já virou tradição dentro da Festa da Colônia de Gramado, e na 23ª edição do evento não seria diferente. A ação consiste em trazer uma Vovó ou Vovô residentes no interior da cidade, pertencentes as etnias colonizadoras do município, para que ensinem aos alunos da rede municipal, receitas típicas de suas origens.

A Cozinha da Nonna surgiu de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e está em vigor na Festa da Colônia desde 2009. A partir da 21ª Festa, um espaço especial para esta atividade e também para o Projeto Abrindo o Baú foi criado no ExpoGramado, chamado de Escolinha Rural.

Sob a coordenação de Denise Foss, responsável pelo Programa Cultura na Escola da Secretaria Municipal de Educação, A Cozinha da Nona terá sua primeira atividade realizada no dia 12 de abril, sexta-feira, às 14h.

“A cada edição da Festa da Colônia o Projeto Escolinha Rural se aprimora ainda mais. Neste ano, todos os quartos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino serão contemplados com as atividades. As professoras destas turmas já estão trabalhando a temática em grupo desde o início do ano letivo, o que faz a ação ficar ainda mais completa”, disse a coordenadora Denise Foss.

Vale ressaltar que aos finais de semana o espaço da Escolinha Rural é aberto a comunidade e turistas para a realização do Cozinha da Nona.

Espetáculo Origens estréia sábado

Na edição de 2013 da Festa da Colônia de Gramado, o Espetáculo Origens também vem com sua temática voltada aos 100 anos do batizado de Gramado e também a fatos históricos importantes que marcaram a construção da identidade do município.

Com uma linguagem leve e divertida, o espetáculo lembra através do teatro, dança e música as sensações, as incertezas, mas principalmente a superação, a força e a união de portugueses, alemães e italianos que juntos escreveram a história e construíram a bela Gramado.

“Dirigir o Origens, pra mim, é uma satisfação imensa e fico muita lisonjeada com a confiança. Desde o ano passado, quando o coordenei pela primeira vez, eu e toda equipe tivemos a preocupação de conhecer a história de cada etnia. Pesquisamos, fizemos trabalho de campo, fomos até o interior de Gramado conversar com algumas famílias, o que enriqueceu demais o nosso trabalho”, destaca Carla Reis, diretora do Espetáculo Origens.

Todo o elenco e coordenação do Origens é formado por artistas e profissionais locais. Neste ano, a apresentação conta com uma música criada especialmente para o espetáculo, interpretada pela cantora e atriz Carol Thoen e pelo músico e ator Gustavo Pinto.

A estréia do Espetáculo Origens acontece neste sábado, 13 de Abril, às 20h30min. As próximas apresentações acontecerão nos dias 19, 20, 26 e 27 de abril, todas no mesmo horário.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site www.festadacoloniagramado.com.br.

A 23ª Festa da Colônia tem o patrocínio master da Brahma e o patrocínio do Sierra Móveis, Famastil, Caixa e Sulgás. Co-patrocínio da Cooperativa Piá e apoio da Citral, ANP e Konrad. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado.

Crédito: Cleiton Thielle

.

.