Abertura da Festa Colônia resgata 100 anos de história de Gramado

Começou oficialmente no último sábado, dia 13, a 23ª Festa da Colônia de Gramado, que tem intensa programação cultural e gastronômica até o dia 28 de abril. A cerimônia aconteceu no ExpoGramado, onde está montada toda a infraestrutura do evento, que coincide com os 100 anos de Gramado. Depois de um emocionante culto ecumênico, com a presença de dois corais da cidade, foi a vez dos pronunciamentos das autoridades.

Na abertura do evento, todos destacaram a autenticidade do evento. O prefeito Nestor Tissot lembrou a história de Gramado, lembrando que o município se destacou no cenário turístico de lazer a partir da instalação de uma linha de trem na área em que foi instalada a sede da então Vila, hoje centro de Gramado. “De todos os eventos que temos em Gramado, o que temos maior carinho é a Festa da Colônia, porque ela resgata as dificuldades que tiveram os nossos antepassados”, discursou o prefeito Nestor Tissot.

“Todos nós temos um pouco da colônia dentro de nós”, destacou o vice-prefeito Luia Barbacovi. Para o vice-prefeito, a partir de 1985, quando surgiu a Festa da Colônia, o interior de Gramado ganhou novo impulso, depois de um período em que havia um êxodo rural em direção à cidade. “A nossa colônia está cada vez mais forte, com o crescimento do agronegócio e, principalmente, do agroturismo”, afirmou Barbacovi.

"É com o apoio da Administração Municipal que tornamos este evento cada fez melhor e bem estruturado. A Festa da Colônia vem com alterações interessantes que vão encantar a todos. Não deixem de provar todas as delícias e novidades deste ano", disse Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo de Gramado e Presidente da Comissão Organizadora do evento.

"A Comissão se dedicou e empenhou muito para o sucesso deste evento. A Festa da Colônia é a prova de um trabalho bem feito por todos os envolvidos em sua organização", frisou João Carlos Adam, Secretário de Agricultura do município. Os patrocinadores do evento foram representados por Gilberto Kny da Piá, que destacou a importância da Festa da Colônia da preservação das raízes da comunidade gramadense. A abertura contou ainda com a presença de Flávio Foss, Assessor do Deputado Renato Molling, e de Marco Aurélio Ferreira, Assessor da Senadora Ana Amélia Lemos, que deixaram mensagens de satisfação de seus assessorados perante o evento.

"Agradeço a cada um e cada uma que fazem desta festa o que é. Nossa história iniciou na Linha Bonita e segue com sua origem até hoje. O interior gramadense batalha e mostra seu trabalho e luta. Obrigado a todos que fazem da Festa da Colônia uma das mais queridas do Estado", finalizou o Prefeito de Gramado Nestor Tissot.

Depois dos discursos, foi a vez da rainha Carla Comiotto declarar oficialmente aberta a 23ª Festa da Colônia. Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Gramado se apresentou regida pelo Maestro Bernardo Grings, quando apresentaram músicas típicas das etnias colonizadoras do município, enquanto as ruas ganhavam centenas de visitantes, atraídos pela música e pelos aromas das cozinhas italiana e alemã.

Frases de discursos na abertura da Festa da Colônia:

“Não queremos uma colônia que esteja preenchida por pequenos proprietários que apareçam a cada meio ano. Queremos uma propriedade produtiva”. (João Carlos Adam, Secretário Municipal da Agricultura)
“A Festa da Colônia tem um conteúdo pedagógico extraordinário. Temos que lembrar a saga dos imigrantes, que iniciou com as lutas ruralistas”. (Gilberto Kny, Presidente da Cooperativa Piá)
“A cada ano a Festa está mais qualificada. Este lugar (ExpoGramado) foi um acerto que a cada ano se consolida” (Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo e Presidente da Festa da Colônia)
“Este é um lugar sem igual no Brasil para homenagear os colonos, não só em espaço físico, mas em termos de história, cultura e gastronomia” (Luia Barbacovi, Vice-Prefeito de Gramado)
“O turismo de lazer continua forte e o turismo de eventos mostra, acima de tudo, o carinho com que os gramadenses recebem seus visitantes”. (Nestor Tissot, Prefeito de Gramado).

A 23ª Festa da Colônia tem o patrocínio master da Brahma e o patrocínio do Sierra Móveis, Famastil, Caixa e Sulgás. Co-patrocínio da Cooperativa Piá e apoio da Citral, ANP e Konrad. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site www.festadacoloniagramado.com.br

Fotos: Cleiton Thielle / Texto: Espaço Empresarial

.

.