Saúde intensifica ações contra Dengue



O setor de Vigilância em Saúde (VISA), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Gramado, está sempre atenta realizando ações que venham ao encontro da prevenção de doenças. Uma das frentes de trabalho que recebe maior ênfase no momento é a que previne a Dengue.
Equipe da VISA visita armadilhas semanalmente buscando a prevenção da Dengue
A doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado, tem como principais sintomas febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. 

A VISA, através de uma equipe, está realizando visita quinzenal para controle e monitoramento nos pontos estratégicos (borracharias, cemitérios), e visita semanal para controle e monitoramento nas armadilhas (falsos criadouros) instaladas em locais de circulação de turistas. 

Além disso, estão sendo distribuídos folders para a população com orientações de como evitar água parada durante o ano, carro de som em todos os bairros divulgando a campanha contra a dengue com a vinheta da dengue, reunião com Associação de Bairros informando sobre a prevenção da doença, capacitação dos profissionais da saúde no Estado sobre os enfrentamentos da dengue.

Durante a Semana da Saúde na Escola – PSE, que aconteceu de 11 a 15 de março, os alunos das escolas municipais receberam a visita da VISA, que repassou orientações sobre sintomas e prevenção da doença. 

Conforme o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, as placas de prevenção da dengue com novo layout para melhor visibilidade serão instaladas no lugar das antigas indicações. Nesta segunda quinzena de março todos os profissionais da saúde usarão camisetas alusivas à prevenção da dengue.

.

.