Chocofest prepara festa para o retorno do Chocolito em 2013

Personagem criado na 1ª edição do evento chega a Gramado em grande estilo na sexta-feira

Um personagem criado antes mesmo da primeira edição do Chocofest volta a Gramado neste ano. O Chocolito, um alegre gnomo saído das florestas serranas, trajando a típica malha que caracterizava a região na época em que foi “concebido”, chega à festa como a principal atração de 2013. Ele será apresentado à comunidade e visitantes durante a solenidade de abertura do evento, na próxima sexta-feira (15/03), às 16 horas, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). 
A versão original do Chocolito, lançada na primeira edição do evento, em 1994

A criatividade do design Paulo Cardoso e o talento da artista plástica Nancy Vaccari de Medeiros deram origem ao boneco, em 1993. O Chocolito ganhou vida ao pegar no colo a pequena Laura Vaccari de Medeiros, filha de Nancy e na época com cerca de seis meses de idade. “É uma surpresa rever as fotos e notícias daquele tempo”, diz Laura, que está com 20 anos e é estudante de Hotelaria. Nancy, que trabalhou em todas as edições do evento e neste ano é responsável pela decoração do Planeta das Guloseimas, guarda todas as lembranças da criação do Chocolito e se emociona ao contar os detalhes que envolveram a construção do boneco.

Cardoso é nascido em São Francisco de Paula e tem familiares em Gramado, onde passou a maior parte de sua vida. Hoje residindo em Florianópolis (SC), relembra com carinho como surgiu a proposta de criação de um personagem-símbolo às promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. “Foi quando pude deixar minha marca de trabalho em vários ambientes”, lembra. Fã de cartoons e extremamente identificado com Gramado, em muitos dos seus aspectos, Cardoso chegou a ser gerente de duas fábricas de chocolate e realizou o Festival Nacional do Chocolate, na década de 1980. “Era um evento interno para um fabricante, mas acabou sendo o embrião de muitas coisas que fiz a serviço do chocolate gramadense. Cheguei a criar dois personagens para duas fábricas antes disso: o Boneco de Neve e o Fofucho. O Fofucho não saiu do papel e se tornou uma espécie de precursor do Chocolito”, lembra.

A artista plástica Nancy recorda que Cardoso levou o projeto do Chocolito a ela, mostrando um boneco bem-humorado, que vivia nos bosques de Gramado, e escondia para o coelhinho doces de chocolate para as crianças. “Era uma espécie de gnomo, mas com dentinhos de coelho”, diz. O personagem foi o primeiro boneco de vestir que ela produziu. “Ele foi feito para apresentarmos durante a Feira da Abav (evento de turismo), como a peça principal de divulgação do Chocofest”, conta Nancy.

SINOPSE DO RETORNO
Após uma Páscoa cheia de emoções, marcada pela chegada da Vovó Duquesa, o nosso amigo Conde Guloseima partiu para uma aventura de dar nó nas orelhas. Determinado a entender a origem do Chocofest, queria saber quem era o “coelho número 1” da festa. Mas sequer encontrava o rastro de suas patinhas. Só que de tanto investigar, acabou se tornando um herói. Sem ter noção, ele conseguiu tirar o Chocolito de um lugar distante, onde ficou por muitos anos preso. E em 2013, nosso coelhinho mais tradicional volta ao Chocofest, para resgatar uma história que promete encantar crianças e adultos.

O CHOCOFEST
O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia.

O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site www.chocofest.com.br
 
Crédito: Divulgação

.

.