Gramado em festa! 30 anos de Mini Mundo

Parque foi inaugurado em dezembro de 1983



Em 15 de dezembro deste ano, o parque Mini Mundo completará 30 anos de abertura ao público. Administrado com a participação da terceira geração da familia Höppner, o Mini Mundo conta com mais de 200 réplicas de prédios que são uma referência na arquitetura, com alto valor histórico, como o Museu Paulista, inaugurado no ano passado, o Gasômetro, com o Porto de  Porto Alegre, e vários outros, todos expostos e ambientados em um jardim com mais de 3 000 metros quadrados. A fase atual é de aumento da área do parque, com muitas novidades em diversão e estrutura. 

Tudo começou em 1979, quando o “opa” Otto Höppner construiu a Casa de Bonecas para a neta, em terreno vizinho ao Hotel Ritta Höppner. No ano seguinte, com a ajuda do filho Heino, Otto instalou um trem de brinquedo, passando a fazer, artesanalmente, os primeiros prédios em madeira, na escala 1:24.

Mas foi somente em dezembro de 1983 que o parque abriu oficialmente. E isso aconteceu depois do reconhecimento público do espaço criado pelos Höppner: em 1º de abril foi veiculada reportagem sobre o Mini Mundo e sobre o Hotel Ritta Höppner no Fantástico, da Rede Globo.

Com o passar do tempo, a pequena cidade foi crescendo, aliando o trabalho com a descoberta de novas tecnologias, sempre com a intenção de mostrar aos seus visitantes uma realidade mais feliz e mais humana.   As crianças de Otto agora são adultos e, junto com seus pais,  seguem o exemplo de amor e perfeição do avô,  compartilhando com o público o espaço que era só seu.

Foto geral do Mini Mundo - Crédito Adriana Höppner

.

.