Em um ano, onça emagrece 22 quilos e pode reproduzir

Animal pesava 98 quilos antes da dieta, em 2012

Mais disposta, mais ativa e, principalmente, mais saudável. Quando chegou ao Gramadozoo, em fevereiro de 2012, a fêmea de onça-pintada tinha enormes dificuldades de locomoção. Com 98 quilos, o felino precisava emagrecer e, com o tratamento VIP dado pela equipe do zoo de Gramado, foi o que ocorreu. Em um ano, ela perdeu 22 quilos. Hoje, está com 76 quilos e apta a reproduzir.

O manejo nutricional adequado e as atividades ocupacionais são apontados pelos veterinários do parque zoológico como os principais fatores para o emagrecimento com saúde. Brincalhona, a onça participa das atividades de enriquecimento ambiental. Sobe em troncos e nada em busca do alimento. “Nem parece o mesmo animal. Fizemos o controle da alimentação e estimulamos a prática de exercícios físicos”, aponta o veterinário Renan Stadler, responsável técnico pelo Gramadozoo.

Segundo ele, a obesidade iria trazer prejuízos à saúde do felino. “Sobrepeso não é sinal de saúde para ninguém. Nem para os animais. O excesso de gordura é um dos principais causadores de infarto e de outras doenças”, explica.

Após a dieta, a onça consegue se movimentar em cativeiro,
antes isso era impossível
O veterinário destaca que o porte indica que o animal seja da região pantaneira. “Onças do Pantanal possuem um porte maior do que animais das regiões amazônicas”, diz.

Segundo Stadler, a fêmea está apta a entrar no cio. Ela está no mesmo recinto e forma casal com um macho de onça-preta. Apesar da diferença na cor, onças-pintadas e pretas são animais da mesma espécie. No entanto, a variante negra é uma mutação genética. Onças-pretas produzem mais melanina do que o normal, o que provoca o escurecimento da pelagem. “O objetivo é a reprodução em cativeiro para ajudar a preservar a espécie, que está ameaçada de extinção. O animal está pronto. O cio pode ocorrer em qualquer época do ano”, conclui.

SOBRE O GRAMADOZOO
Com mais de mil animais exclusivamente da fauna brasileira, o Gramadozoo fica no Km-35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h.

Crédito: Gramadozoo / Halder Ramos

.

.