Gramado comemora 100 anos

Comemorações iniciam no dia 17

A idade avançou e o desenvolvimento veio acompanhado! No próximo dia 17 de janeiro, a cidade serrana de Gramado, que fica há 115 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, completará 100 anos.

Para registrar esta data tão especial, a Prefeitura de Gramado, através da “Comissão Gramado 100 anos”, está preparando uma cerimônia que contará com uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, além de uma exposição de quadros e fotos antigas.

No dia 17, a Rua Coberta recebe uma exposição de quadros, que conta parte da história do município: os casarões, o antigo espaço onde hoje encontra-se a estação rodoviária, os campos, a antiga Borges de Medeiros, os antigos hotéis, entre outros, pintados com muita riqueza de detalhes, pelo artista plástico Horst Volk, figura ilustre que também faz parte da história de Gramado, visto que foi Prefeito da cidade de 16 de junho de 1969 a 31 de janeiro de 1973, Presidente da Câmara de Vereadores em 1964, além de empresário de renome que apoiou a realização de eventos, como o 1° Festival de Cinema de Gramado, há 40 anos.

Além da exposição dos quadros, a Rua Coberta estará repleta de fotos antigas, resgatadas pela própria comunidade. O ponto alto das comemorações acontecerá às 18h, quando a Orquestra Sinfônica de Gramado fará um grande concerto.

O Centenário:

Em 1875 deu-se início à chegada dos primeiros colonizadores europeus em Gramado. Neste ano chegaram os portugueses, seguidos dos alemães e italianos. As três culturas deixaram suas marcas neste pequeno espaço de terra. A arquitetura e a gastronomia são marcas do início da história de Gramado. Em 1913 o pequeno espaço de terra passou-se à chamar Gramado.
 
A Emancipação Política:

Deu-se pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipada da cidade de Taquara. Em 2013, a cidade completará 59 anos de emancipação, marcados pelo desenvolvimento de seus empreendimentos, de seu povo e, principalmente, do setor turístico.

.

.