Brigada Militar investe 1,4 mi no Natal Luz e comemora os resultados

Foram 74 dias sem nenhuma ocorrência relacionada aos eventos
 
 
Gramado mais uma vez pode ostentar e se orgulhar do trabalho da Brigada Militar. Não é a toa que durante os 74 dias da 27ª edição do Natal Luz, com mais de 600 atrações, nenhuma ocorrência foi registrada por ocasião dos espetáculos, motivo de sobra para que turistas e visitantes queiram retornar na próxima edição.
 
A Brigada Militar, através do 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) comemora os extraordinários resultados alcançados durante todo o período do Natal Luz, onde não houve qualquer ocorrência relacionada aos eventos, fruto de um planejamento bem articulado e de medidas operacionais com foco na prevenção dos delitos. Desde o começo do mês de novembro de 2012 as atenções foram voltadas para a segurança e a tranquilidade do público que prestigiou as atrações, sem descuidar da comunidade gramadense. Assim, nenhuma ocorrência foi registrada, não houve turista agredido, furtado ou roubado durante os espetáculos, nem nos arredores. Também não foram registrados furtos ou roubos de veículos.
 
Outro dado relevante é que, durante os quase dois meses e meio de evento, mesmo com um grande número de pessoas circulando pela cidade, estimado pela prefeitura municipal em mais de milhão e meio de visitantes, também não houve acréscimo de ocorrências em outras partes da cidade, comparando com as demais épocas do ano.
Nesse período o 1º BPAT contou com 144 Policiais Militares de seu efetivo e com o reforço de outros 124 servidores vindos do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), de Porto Alegre; do 3º BOE, de Passo Fundo; das demais unidades do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, com sede em Caxias do Sul; do Comando de Policiamento da Capital, sediado em Porto Alegre; e do Comando de Policiamento Metropolitano, sediado em Canoas. Nesse período foram empregadas no policiamento ostensivo 18 viaturas e 10 motocicletas.
Para garantir o sucesso do evento, a Brigada Militar investiu o montante de R$1.438.464,95, valor este utilizado em diárias para o efetivo em reforço, horas-extras para o efetivo orgânico, combustíveis e manutenção de veículos.
INVESTIMENTO
VALOR EM REAIS
DIÁRIAS
895.938,00
HORAS-EXTRAS
274.688,00
COMBUSTÍVEIS
87.806,95
MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS
79.610,00
TOTAL
1.438.464,95
 O Comandante do Batalhão Turístico, Tenente Coronel Marcelo Dornelles dos Santos, destacou os resultados e a contribuição de cada Policial Militar para o sucesso alcançado, bem como os investimentos realizados.
“Foi um trabalho árduo, mas extremamente recompensador. Sabemos o nosso papel neste tipo de evento e procuramos contribuir de forma com que moradores e visitantes se sentissem protegidos, o que é essencial para o turismo, até porque ninguém leva a sua família para um lugar que não proporcione segurança. Assim, investimos pesadamente (o que faríamos da Brigada Militar o segundo maior patrocinador do evento, afinal, foram quase um milhão e meio de reais) para garantir a segurança do público e estamos muito felizes com êxito obtido, graças à dedicação de cada um dos nossos policiais militares. Tenho certeza que os visitantes sairão daqui e levarão o nome de Gramado e dos demais municípios da região das Hortênsias para suas cidades de origem, descrevendo como uma terra com muitos atrativos e com uma excelente sensação de segurança. Todo o esforço despendido por nossos Brigadianos, juntamente com os resultados obtidos, fazem com que a comunidade gaúcha reconheça na Brigada Militar, a força da comunidade.”
Fonte: Assessoria de Imprensa do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas
 
 


.

.