Reforma na Casa Major Nicoletti em ritmo forte

É impossível viver o presente sem lembrar do passado e é por isso que a história de Gramado, está ganhando um novo capítulo e esse capítulo falará justamente da história de Gramado. A casa onde viveu o primeiro Intendente do município, Major Nicoletti, está sendo revitalizada e passará a ser um museu. A obra de revitalização estrutural da casa está chegando ao fim e em breve o local começará a se transformar em museu.


Assim que chegar ao fim a etapa de reforma da estrutura física da Casa Major Nicoletti, terá início a implantação do museu, que ficará a cargo da empresa Estação de Projetos. A ideia é criar uma Instituição Museológica de acordo com o Sistema Nacional de Museus para que haja a possibilidade de investimentos federais no novo espaço cultural. Segundo a diretora de projetos da Estação de Projetos, Dóris Couto, a intenção é tornar o Museu Nicoletti um reflexo da nova museologia tornando-o um atrativo para a cidade. Para isso, adequar-se as regras do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM é passo fundamental para o sucesso do empreendimento.

 
O acervo do museu será composto por peças que sejam consideradas como iconográficas, ou seja, aquelas capazes de referenciar um período, a cultura de uma época e gerar na comunidade o sentimento de pertencimento, fundamental para um museu.

 
A reforma estrutural deu conta do escoramento metálico da Casa, de modo a impedir que a mesma sofra mais avarias com os ventos. Na sequência acontece a revitalização do telhado, incluindo colunas, barrotes, ripas, oitões, tesouras e telhas, que serão removidas, receberão limpeza e impermeabilização, para posteriormente revitalizar colunas e forro da sacada.
 
Crédito: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Gramado

.

.