Gramado e Canela: rivalidade ou união?

Há rivalidade entre Gramado e Canela ou não? Segundo o livro “Cidades Vizinhas, Amor e Ódio” de Olides Canton,essa rivalidade existe sim e é antiga!
A atriz, diretora, professora e organizadora da "2ª Maratona de Monólogos de Gramado e Canela", Liziane Berti, avaliou a maneira como as duas cidades se relacionam: “ Nós temos belezas naturais, cultura, potencial, porém Gramado tem umas e Canela outras, por isso não devemos competir e sim agregarmos. A palavra chave para as duas cidades é “agregar”! Fica a dica, afinal é um ano eleitoral, que os candidatos pensem desta forma. Agregar, potencializar e trabalhar juntos foram as motivações  de sucesso da 2ª Maratona de Monólogos de Gramado e Canela e pode ser a palavra chave do sucesso dessas eleições também! Creio que Gramado e Canela podem trabalhar juntas sim! E se realmente se unissem seria bom para toda a Serra Gaúcha! Vamos abrir essa visão e começar valorizar o que temos aqui, seja no Turismo, Cultura ou Educação. Temos coisas maravilhosas e as pessoas vão para fora procurar o que temos aqui na cidade e elas não enxergam, ou fingem que não enxergam!”


Então gramadenses e canelenses? Há ou não rivalidade? E, se há, no que ela contribui para o crescimento da Região das Hortênsias? Será que não é chegado o momento de reformularmos alguns conceitos?


por Jéssica Weiss

.

.