Feito em Gramado lança sua III edição



A Feira Feito em Gramado, que visa a valorização e divulgação dos produtos confeccionados genuinamente na cidade serrana de Gramado, já está preparada para receber a comunidade e turistas de 25 a 31 de julho, no Serra Park. Neste ano, a Feira, organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, acontecerá paralelamente ao evento Convivência: Conferência Internacional sobre Idoso – Feira de produtos, serviços, tecnologia e bem-estar, a ser desenvolvida pela Tribeca -Congressos, Feiras, Viagens e Incentivo, entre os dias 29 e 31 de julho.

Na próxima quarta-feira (25), acontecerá coquetel de lançamento da III Feira Feito em Gramado, a partir das 18h30min, no Serra Park, contando com uma bela homenagem ao escultor Orival da Silva Marques, o Xixo, renomado artesão gramadense, que no próximo dia 30 de julho completará 61 anos. A Feira Feito em Gramado estará aberta ao público de 26 a 31 de julho, das 9h as 19h, contando com a exposição de móveis, malhas, chocolates, artesanato, entre outros. A entrada será franca.

Dentro da programação do Convivência, acontecerá show do Fábio Júnior, no domingo (29); na segunda-feira (30), será a vez de Carlinhos de Jesus, que fará uma palestra motivacional focada na importância do exercício físico em qualquer idade, especialmente para o público idoso; e na terça-feira (31), além do show do padre Antônio Maria, ocorrerá a uma celebração ecumênica da bênção da longevidade e da saúde. Mais informações podem ser adquiridas no site www.brasilidoso.com.br .

Sobre Orival da Silva Marques, o Xixo:
Nascido em Bom Retiro do Sul no dia 30 de julho de 1951, filho de Ivo Ribeiro Marques e Maria da Silva Marques. Começou os estudos em uma escola da localidade. Aos sete anos começou a descobrir seu talento em pedra “GRESA” com pedaço de pedra arenosa atritando uma contra outra até conseguir figuras em forma de animais. Com incentivo dos pais e professores começou a esculpir em madeira animais da própria região, utilizando como ferramentas facas e canivetes. Ao completar 14 anos, foi convidado para expor seus trabalhos em um CTG cultural da própria cidade.

Em 1968 fez uma escultura (réplica de carreta de boi) para um porto alegrense que se interessou muito no seu trabalho e no seu talento. Passados uns dias, houve contato com Elizabeth Rosenfeldt para ver se existia a possibilidade de trabalhar em Gramado. Ela deu uma oportunidade para ele crescer na vida e viu que o mesmo era apto para aquela função. Xixo veio então a residir em Gramado em 1970. Começou a trabalhar no Artesanato Gramadense onde aprendeu a usar formões com perfeição.

Com o passar dos anos, devido a sua dedicação no seu trabalho, iniciou a esculpir o Kikito que ficou sob sua responsabilidade por 16 anos. Orival da Silva Marques “Xixo” é o verdadeiro artesão gramadense; sua obra tem seu lugar no país e no exterior.

Sua vida e obra serão registrados em uma participação especial no livro de Historia de Bom Retiro do Sul. Sua obra é variada: esculpe troféus para empresas, famílias, quadros e outras artes como:
- Decorou o interior de vários hotéis na cidade
- Brasões da Prefeitura de Gramado
- Brasão da Policia Rodoviária
- As entradas dos pórticos de Gramado
- Brasões de varias Famílias
- Esculpiu a parte superior da frente do Festival de Cinema de Gramado
- Participou de todas as Feartes e algumas exposições nacionais
É casado com a Sra. Ivonete Calisto Marques, tem quatros filhas: Débora, Márcia, Priscila e Juliana. Atualmente ele e a família são proprietários da “POUSADA XIXO ESCULTURA” que leva seu próprio nome artístico.

.

.