Como instigar nas crianças a reciclagem?

Um dos objetivos da Sustentabilidade é deixar como legado para a próxima geração uma maneira preocupada e responsável de se relacionar com o meio ambiente através, por exemplo, da reciclagem. Quanto mais cedo alguns hábitos forem incentivados melhor para a adaptação destes no cotidiano do ser humano. Você já parou para pensar o que está fazendo para auxiliar na formação da consciência ambiental das crianças que convive?Não?Então fique atento ás orientações da Educadora e Artesã Vanessa Pedroso Monteiro.

“Atitudes cotidianas e simples modificam a visão dos pequeninos, como por exemplo, mostrar que se deve separar o lixo, cuidar para não haver gasto excessivo de água e luz. Afinal todo dia é dia de você ensinar algo positivo para seu filho.”
  A Educadora e artesã incentiva, ainda, a integração entre adultos e crianças em prol da reutilização de materiais como as garrafas Pet:
“Construir um brinquedo com seu filho parece difícil, mas se você pegar uma garrafa Pet, recortar e pintar, você pode fazer um carrinho. Outro objeto que se pode criar é os cavalinhos de pau com material reciclável. A cabeça do cavalinho é de garrafa Pet e o corpo é um cabo de vassoura. E na criação do brinquedo você irá interagir com seu filho, neste caso a participação da criança está, primordialmente, em pintar a garrafa. Hoje em dia não se pode imaginar a educação sem a reciclagem!”
Aproveite essas orientações para instigar no seu filho o desejo por um mundo sustentável. Cada um de nós deixa algum legado para as pessoas que convivemos então o melhor que podemos ensinar  á nossos filhos é, justamente, a convivência em paz e respeitosamente com o ambiente que encontrarão ao longo de suas vidas.


por Jéssica Weiss

.

.